O êxtase das geleiras do Chile

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Kelly Zucatelli

Programação é o que não falta para que deseja se deliciar no inverno chileno.

As andanças pelas praças limpas, de horizontes intermináveis e árvores que mesclam folhas verdes com galhos secos e que dão todo o charme de Santiago se complementam quando subimos aquela que está entre as principais atrações do turismo chileno: a Cordilheira dos Andes, banhada com a neve que vira atração especial no inverno para milhões de turistas.
 
No Brasil não há neve, mas isso não quer dizer que o brasileiro não seja apaixonado pelo cenário gelado e branquinho. O público tupiniquim já representa 23% dos frequentadores das estações de esqui do país como Valle Nevado, Ski Portillo e Termas de Chillán. Para a temporada deste ano – que vai de 22 de junho a 6 de outubro – os administradores de resorts estimam que esse percentual suba para 35%.
 
A expectativa pela temporada de neve é tão grande que as companhias aeras Lan e Tam devem operar no período oito voos diários de São Paulo a Santiago e três reforços semanais.
 
A estação do Valle Nevado, considerada a mais badalada por conta da proximidade com a capital de Santiago (apenas a uma hora de carro), reserva inaugurações e ampliação de espaços para lazer de compras e alimentação. A novidade mais esperada é o teleférico. A gôndola, como é chamada o teleférico de cabine fechada para seis pessoas, está pela primeira vez em uma estação de esqui da América Latina, ligando a Curva 17 – nova área inaugurada em 2012 – até o conhecido restaurante Bajo Zero, localizado no meio da pista, a 3.200 metros de altitude. 
 
A área do Snowpark também foi renovada e ampliada, passando a contar com três níveis de pistas para quem desejar praticar o freestyle – tanto no esqui quanto no snowboard. As novidades contemplam tanto a pista para iniciantes como para esquiadores avançados.
 
Outro point para o turismo de inverno é o recém-inaugurado centro de esqui Corralco, que a partir de junho passa a contar com o Valle Corralco Hotel & Spa, situado na encosta do vulcão Lonquimay, numa área dentro da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas. De maneira a surpreender com a vista deslumbrante, a Reserva conta com bosque de araucárias e tem uma rica vida silvestre, além de comunidades indígenas que fazem trabalhos artesanais. 
 
 
No pé do Aconcágua
Localizada a cerca de duas horas da capital Santiago, a estação Portillo é outra opção com 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. Esta estação é muito requisitada inclusive por esquiadores norte-americanos durante o verão no Hemisfério Norte. 
 
Se a ideia for relaxar sem grandes emoções nas descidas das montanhas, a estação oferecerá programações temáticas com o Family Week, Frinds Week, Wine Fest e XIII Semana do Vinho. 
 
A Family Week ocorrerá entre os dias 6 de julho e 3 de agosto, com atrações de entretenimento para todas as idades separadamente, como festas com apresentações de mágicos, aulas de dança, degustação de vinhos e desfiles de moda entre outras. Já XIII Semana do Vinho, a mais disputada, será de 3 a 10 de agosto, quando representantes de grandes vinícolas chilenas oferecem degustações e explicações sobre a diversidade de aromas e sabores de seus produtos. 
 
Programação é o que não falta para que deseja se deliciar no inverno chileno.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados