Movimente-se

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Luciana Mankel

Quando não oferecemos ação o corpo padece. Foto: Divulgação
Passar horas sentada em frente ao computador é uma das piores coisas que podemos fazer para nossa saúde. O ser humano, desde os tempos pré-históricos, está acostumado a estar em atividade o tempo todo, caçando, plantando, se defendendo etc. Por isso, nosso corpo precisa de ação. Quando não oferecemos ação o corpo padece. Antigamente, corríamos atrás de comida e hoje a comida está nos matando.
 
A tendência é que essa história piore a cada dia. Hoje, o homem busca criar ferramentas para que tenha que se locomover cada vez menos - controles remotos que fazem de tudo, desde abrir a cortina, até ligar o som, mudar o canal da TV - , ou seja, cada vez o homem fica mais sedentário, além disso passa horas em frente ao computador no trabalho. 
 
Existem estudos que comprovam que ficar sentado por um longo período de tempo, encurta nossas vidas. Mas existem outras conseqüências sérias para a saúde. Não só a obesidade, como também a hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão e uma grande pré-disposição ao desenvolvimento da diabetes.
 
Para evitar esses problemas, o ideal seria que as pessoas praticassem uma atividade física, pelo menos, três vezes por semana, e por, no mínimo, 30 minutos. Além disso, que procurassem se alimentar de forma mais saudável e se movimentassem mais durante o trabalho. 
Muitos problemas de quem utiliza computador o dia todo é o aparecimento de problemas posturais, como a cifose e a tendinite na região dos punhos e antebraços. Para evitar isso, é importante que a tela do computador esteja bem na direção dos olhos para que não haja a necessidade de elevar ou de abaixar a cabeça, mantendo-a alinhada com a coluna. Os braços e ombros devem se manter sempre relaxados. Se houver um apoio para os braços, o ideal é que mantenha o cotovelo a 90 graus - o antebraço deve estar em linha reta com o teclado, para que o punho não tenha que estar flexionado. As costas devem estar totalmente apoiadas no encosto da cadeira, principalmente a região lombar. E os joelhos devem formar um ângulo de 90 graus com o chão e pés totalmente apoiados. 
 
Seguem abaixo algumas sugestões de exercícios que podem ser feitos durante o expediente, evitando prejuízos futuros para a saúde.
 
- Levante a cada 30 minutos, e caminhe por, pelo menos, um minuto. Vale subir e descer um lance de escadas, dar uma volta ao redor da mesa, buscar um copo de água ou fazer algum alongamento na frente do computador.
 
- Faça alongamentos a cada uma hora. Os movimentos podem ser simples: com o braço estendido a frente do corpo na altura dos ombros, com a palma da mão voltada para baixo, puxe a mão para baixo e depois para cima. Ou, com o braço estendido na altura do ombro, puxe o cotovelo em direção ao peito. Outro bom exercício é apoiar-se na mesa, flexionando uma das pernas e segurando no tornozelo, mantendo os joelhos alinhados. 
 
- Além disso, use a escada ao invés do elevador, pare o carro mais longe do local de serviço e deixe um copo de água na mesa, ao invés da garrafa, para ter que ir buscar sempre.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados