Sídrome dos Ovários Policísticos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dr. Augusto Bussab

A mulher portadora de S.O.P. apresenta irregularidade menstrualcausado pelo excesso de hormônios masculinos. Foto: Divulgação

Qual a mulher que nunca ficou preocupada ao ver que no resultado da ultrassonografia constava cisto ou ovário policístico? ASídrome dos Ovários Policísticos (S.O.P.) é um distúrbio descrito pela primeira vez em 1935 por Stein Leventhal, acometendo em torno de 10% das mulheres em idade reprodutiva. A mulher portadora de S.O.P. apresenta irregularidade menstrual, causado pelo excesso de androgênios, que são os hormônios masculinos (hiperandrogenismo).

Normalmente, estas mulheres vêm ao consultório médico por diversos motivos, como acne de difícil tratamento, obesidade, excesso de pelos e a infertilidade, esta última uma das maiores preocupações das mulheres.

 
Por isso, torna-se necessário uma avaliação rigorosa da paciente para que seja possível encontrar o diagnóstico o mais breve possível. Neste caso, a história clínica é muito importante, que será analisada juntamente com os exames laboratoriais e de ultrassom complementares.
 
E, como cada caso é único na medicina, o tratamento dever ser feito em cima da queixa da paciente, priorizando sanar os problemas. Por exemplo, se o desejo dessa paciente for engravidar, a ovulação poderá ser induzida e através de ultrassonografias seriadas (feitas várias vezes no mesmo ciclo), é possível acompanhar a evolução deste tratamento. Em outro exemplo, podemos ter uma mulher que se queixa de irregularidade menstrual e acne, neste caso, poderá ser usado um contraceptivo que melhor se enquadre a esta paciente.
 
Vale salientar que a preferência por alimentos saudáveis, como cereais e frutas, e a redução da ingestão de alimentos com alto teor de gordura aliados à atividade física auxiliam na qualidade de vida e, consequentemente, criam melhores condições para evitar a doença e facilitar a fertilidade.
Com isso, podemos concluir que uma avaliação criteriosa de cada caso por um especialista é importante para que mulheres que lidam com a síndrome possam obter melhor qualidade de vida, podendo muitas vezes resolver o problema por completo. 
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados