Benefícios do café

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

O famoso cafezinho é muito popular entre os brasileiros e um dos motivos é porque pode ser consumido em diferentes horários do dia e de diferentes formas. Alguns tomam de manhã, outros gostam de apreciar após uma refeição, tem os que o tomam no período da tarde e ainda os que bebem café em todos esses horários.

 
O café é visto como um mal, na maioria das vezes por conter cafeína, mas ele é saudável quando tomado de maneira regular. Na verdade o café contém menos cafeína do que o imaginado e, sua composição é feita por diversos nutrientes. Como antioxidantes (polifenóis e flavonoides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3 (niacina).
 
A bebida ajuda na prevenção de alguns cânceres como o de cólon, mama, reto e fígado, diminui os efeitos da asma e ainda reduz os sintomas do Mal de Parkinson e de Alzheimer (2 a 3 xícaras de 80ml cada por dia).
 
Outra notícia que vai agradar muita gente é que o café pode ajudar no emagrecimento, quando ingerido sem açúcar, já que é um alimento termogênico. Ele tende a acelerar o metabolismo, auxiliando então na queima de gordura. 
 
Já a cafeína encontrada no café ajuda no combate à depressão, nos esforços do músculo e mente, além de diminuir o cansaço físico.
 
Porém, o exagero da bebida pode trazer ansiedade, nervosismo, dores de cabeça, insônia, aumento na pressão arterial e nos batimentos cardíacos. O ideal é consumir o café orgânico e não passar de 300 ml diários sem açúcar. 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados