A senha do sucesso

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Angélica Nicoletti

'Sou uma mistura de Mussolini com Joãosinho Trinta'

Mal a equipe da Dia-a-Dia pisou na sede da Rede TV! e o vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, já foi logo avisando: “Não sabia que vocês iam fazer fotos. Se soubesse, teria caprichado no visual.” Pura bobagem, estava elegantérrimo. Os que o conhecem costumam dizer que é muito exigente com o look. A eles, Marcelo também distribui dicas preciosas sobre o tempo quando o assunto é escolher que roupa levar em uma viagem.“Tenho uma mania que é a previsão do tempo. E se alguém me pedir dicas, eu oriento sobre quais roupas colocar na mala em função do clima”, conta Marcelo. 

Por outro lado, revela que passou a ser mais rigoroso com a aparência por causa da consultoria de Luciana Gimenez, sua segunda mulher, com quem é pai de Lorenzo, seu quarto filho, hoje com 2 anos. “Antes eu usava calças com pregas e jeans horrorosos. A Luciana diz que deu um upgrade no meu visual e que tem de ser ciumenta porque agora eu estou mais caprichado e tal.” Embora comande a Rede TV! com rigor, o empresário garante que em casa é muito mais relax, deixando o pulso forte a cargo da amada. Confira a seguir os principais trechos da entrevista. 
 
 
DIA-A-DIA - Você tem sacadas rápidas e bem-humoradas. De onde vem isso?
MARCELO DE CARVALHO - Aqui dentro da emissora não acham isso (risos). Para eles, sou muito mal-humorado.
 
DIA-A-DIA - É essa coisa de ser chefe, de mandar, de ser dono.
CARVALHO – Meu estilo é uma mistura de Mussolini com Joãosinho Trinta. De um lado eu sou carnavalesco, alegre; de outro, reconheço que sou meio duro na cobrança de resultados. 
 
DIA-A-DIA - Você é formado em engenharia química. Essa formação deve te dar um pensamento lógico, matemático. Gosta de organização?
CARVALHO - Sou do tipo: ‘Preciso resolver isso, depois isso’. Sou hiperorganizado. 
 
DIA-A-DIA - E cobra o mesmo comportamento dos outros?
CARVALHO - Cobro. Lido com planejamento, atuação, meta, objetivo, estratégia, resultado. Se não, nem tem como trabalhar. 
 
DIA-A-DIA - Além da Engenharia, você atuou em vendas. 
CARVALHO - Não tem aquela lanchonete de um engenheiro que virou suco? Eu sou um engenheiro que virou vendedor.
 
DIA-A-DIA - Tem alguma referência? 
CARVALHO - Tive várias e grandes referências na minha vida. Minha primeira, óbvio, é meu pai (Edro Carvalho). É um cara brilhante e até hoje, com 86 anos, está ativíssimo. Hoje, ele escreve livros. Tem um que é bárbaro, o Feliz Dia de Hoje - Pílulas de Atitudes Para uma Vida Melhor. Ele raciocina que você deve pensar no dia de hoje e não somente no amanhã. Assim o passado será uma beleza, porque terá boas lembranças. 

DIA-A-DIA - Além do familiar, tem outros exemplos no ambiente profissional e de amizade?
CARVALHO - Eu tive boas referências profissionais na minha vida, nessa área de marketing e vendas, graças a Deus. Trabalhei na Globo com Jorge Adib (ex-diretor de vendas internacional), que é um cara absolutamente genial, brilhante, um dos maiores negociadores que eu conheci na minha vida. E também o publicitário Júlio Ribeiro, muito respeitado no Brasil.  Sem dúvida, foi uma grande referência e é ainda, além de ser grande amigo de meu pai. 
 
DIA-A-DIA - Você se apaixonou por vendas?
CARVALHO - Eu gosto. Eu adoro negociar. Eu tenho o prazer de negociar. 

DIA-A-DIA - O que lhe atrai mais na negociação: ganhar o jogo ou seduzir?
CARVALHO - Eu acho que são as duas coisas. O objetivo final de uma empresa é gerar dividendos, crescer e prosperar. Mas esse lado da negociação, da sedução, de você se relacionar, de contar história, eu adoro. A Luciana (Gimenez) disse que se um dia acabar a energia e eu ficar preso no elevador, quando me tirarem eu estarei conversando com os botões. E ainda responderão (risos).
 
DIA-A-DIA – Então, o palco, no caso o Mega Senha, é natural para você? 
CARVALHO - Meu melhor dia da semana é o que eu gravo. É uma extensão da minha personalidade, porque acho que os empresários hoje estão cada vez mais midiáticos. Há vários deles no mundo e no Brasil. 
 
DIA-A-DIA - Pode citar alguns?
CARVALHO - Internacional, por exemplo, foi o Steve Jobs. Os keynotes dele eram assistidos por milhões de pessoas. Aqui, no Brasil, temos o Justus (Roberto), que é um líder, sem dúvida nenhuma, dos publicitários e apresentador de televisão. Outro é o João Doria, que é de um grupo de empresas de relacionamento que eu conheço há muito tempo e também apresenta programas. Nós, empresários, necessariamente por dever do ofício, temos que nos comunicar muito bem. Todos os dias da minha vida, eu dou palestra motivacional, faço reuniões, dou muitas aulas. A diferença é que o público, às vezes, é de 50, 500 ou 5.000 pessoas, e na televisão são milhões. Mas é a mesma coisa. Sinto que estou falando como se eu estivesse conversando com você agora. 
 
DIA-A-DIA - E como é ser dirigido em um programa da sua empresa?
CARVALHO - Gravo quando me mandam. Sou o artista mais comportadinho aqui. Nem tenho camarim próprio. Uso os meus ternos, minhas próprias camisas e gravatas, meus próprios sapatos, não tenho figurino, não pego nada de lugar nenhum. Compareço direitinho no horário certo da gravação.
 
'Gravo quando me man


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados