A cor do outono

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Suco rico em carotenoides pode ajudar a manter o bronzeado Foto: Divulgação

Parece que a cor do Brasil começa a mudar no outono. Aquela nuança de dourado adquirida no verão tende a desaparecer em poucos dias, e tudo o que desejamos é dar um jeito de manter o bronzeado, nem que seja só por mais um tempinho. Alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a prolongar a pigmentação e a saúde da pele.

Os melhores aliados do bronzeado são os carotenoides, pigmentos naturais responsáveis pelas cores amarela, laranja ou avermelhada de muitos alimentos. Os mais conhecidos são o betacaroteno e o licopeno. Eles protegem o sistema imunológico, ajudam a combater doenças degenerativas, como o câncer, e retardam o envelhecimento precoce da pele. Isso porque possuem ação antioxidante, que combate os radicais livres que agridem o organismo, e o sol é o grande vilão na produção desses agentes agressores. Além desse benefício, os carotenoides atuam na melanina, substância que é a maior responsável pela coloração da pele. 
 
As vitaminas C (presente nas frutas ácidas e nos alimentos de cor verde-escuro) e E (encontrada em castanhas, nozes, óleos vegetais e no gérmen de trigo) também têm propriedades antioxidantes. E o ômega 3 (presente em peixes como salmão, arenque, cavalinha e atum, além de azeite e linhaça) estimula a absorção do betacaroteno.
Portanto, se o objetivo é manter a cor adquirida no verão, na hora de montar o prato dê preferência aos peixes, aos alimentos ácidos e aos coloridos, como cenoura, espinafre, brócolis, tomate, couve, beterraba e escarola. Nos intervalos entre as refeições, aposte em frutas como manga, melancia, mamão, caqui, goiaba, pitanga e acerola. Vale também investir em sucos mistos de frutas com hortaliças para manter o viço da pele. 
 
Outro passo importante é a hidratação. Pele ressecada descasca com mais facilidade. Aí, adeus cor dourada. Para isso, tome pelo menos dois litros de água por dia, sucos naturais ou água de coco. E como os dias estão passando muito rápido, no próximo verão comece a investir em alimentos ricos em betacaroteno pelo menos um mês antes de se expor ao sol. A receita de suco rico em carotenoides vai ajudar. Confira:
 
Ingredientes – 1 cenoura pequena; 1/2 talo de salsão; 1 maçã média; 1/2 beterraba média; 1 colher (chá) de gérmen de trigo; 1 colher (chá) de linhaça; 1 pitada de salsinha.
 
Modo de preparo – Higienize muito bem os ingredientes. Corte a cenoura (pode manter a casca) e o talo de salsão em pedaços pequenos. Descasque a maçã e a beterraba e corte em gomos finos. Coloque os ingredientes na centrífuga, iniciando e terminando com a cenoura e o salsão. Por fim, acrescente o gérmen de trigo e a linhaça. Se o suco ficar muito grosso, adicione um pouco de água. Se quiser adoçar, use mel.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados