Festa Tropical

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Barriga a mostra é uma das tendências trazidas pela Colcci Foto: Ricardo Trida

Não dá para dizer que a São Paulo Fashion Week trouxe ideias ousadas e totalmente originais para a próxima primavera-verão. Mas os desfiles de março revelaram  peças elegantes e mais luxuosas, inclusive para a moda praia. A consultora Gloria Kalil concorda. “As novidades foram muitas, porém nenhuma radical.” A marca Água de Coco, por exemplo, trouxe maiô com corte tradicional, mas todo cravejado com pedras brasileiras. 

 
A tendência minimalista e discreta manteve-se na Cori, com peças elegantes em cortes retos e cores neutras. Tufi Duek também usou tecidos leves  e criou looks fáceis de serem levados para o dia a dia. Herchcovitch aproveitou o melhor dos tecidos mais nobres para a coleção. Na opinião da apresentadora do reality show Esquadrão da Moda, do SBT, Isabella Fiorentino, o desfile dele foi um dos mais bonitos. “Foi um dos que mais gostei. A mulher elegante e os anos 1920 foram a base de inspiração do estilista para compor silhuetas chiques e femininas”, afirmou  em seu blog.
 
A cartela de cores do verão, como sempre, trouxe muitos tons. A Neon – que comemora dez anos de existência e de um estilo muito próprio – abusou das cores e fez verão colorido, cheio de túnicas e tecidos leves, inspirados na Índia. Animale apostou na inspiração oriental de Bali, traduzida em peças de seda adornadas por muitas flores. A Cavalera também seguiu a tendência e apresentou mix de estampas em patchwork moderno, que moldaram vestidos, camisas e peças de roupa masculinas. E até o estilista Lino Villaventura, conhecido pelos belos vestidos de noite que costuma fazer, trouxe mistura de estampas para a passarela. 
O look ‘total branco’ foi outra forte aposta para as estações mais quentes. Assim como as listras. Ronaldo Fraga foi um dos estilistas que abusaram da tendência de forma bastante criativa e divertida.
 
As transparências perduram, ou seja, vale guardar os vestidinhos com recortes transparentes e as blusas e regatas de renda para o próximo verão. O estilista que melhor usou a tendência foi Fause Haten, que inovou com desfile de marionetes trajando minivestidos de festa cheios de tecidos e tules transparentes e elegantes. Tudo, é claro, com versões em tamanho normal para quem quiser adicionar um dos modelitos ao guarda-roupa. A Têca também fez bom uso da transparência em saias e vestidos longos e fluidos. Para a consultora de imagem Marcele Goes,  peças em neon devem permanecer no armário. “Itens com detalhes em neon ou acessórios ainda serão usados, além de peças com tecidos trabalhados, como rendas e piquets.”
 
Macacões ganham destaque, como o vermelho absoluto de Adriana Degreas, que tem corte bem reto e decote generoso. Os conjuntinhos ganham ainda mais força. Aparecem monocromáticos e também estampados. A tendência, que ainda não ganhou muitas adeptas nas ruas, pode começar a ser inserida na fast fashion a partir de agora. 
O look combinado apareceu na maioria dos desfiles, traduzido nos mais diferentes estilos e marcas, como Cavalera, Osklen, Animale, Tufi Duek, Forum, Juliana Jabour, Cori e Ellus, entre outras. Quer saber mais? Confira a seguir as principais tendências para a próxima primavera-verão.
 
ESTAMPAS
As flores, que sempre ganharam destaque durante o verão, surgiram  com inspiração oriental nos desfiles da Neon e da Animale. Mas as listras foram as grandes estrelas. Elas apareceram exaustivamente, para homens e mulheres, nas coleções de Adriana Degreas, Acquastudio, Triton, Herchcovitch e Amapô. Ronaldo Fraga aproveitou-se delas e fez desfile criativo e divertido, inspirado no futebol.
 
BRANCO TOTAL
Apesar de o brasileiro ter mania de usar o branco total somente no Ano-Novo, a tendência veio bem forte para as estações mais quentes do próximo ano, para ser usada no dia a dia mesmo, sem medo, em vestidos, conjuntos de calça e blazer, saia e blusa etc. A sugestão esteve presente nos desfiles de Cori, Acquastudio, Tufi Duek, Herchcovitch e Juliana Jabour, entre outras marcas. 
 
MAIS CORES
O clássico preto e branco surgiu com muita força para as próximas temporadas. O dueto ganhou espaço em diferentes coleções apresentadas na São Paulo Fashion Week, como Adriana Degreas, Tufi Duek e Ronaldo Fraga. Mas não fica só nisso, não. As mais diversas tonalidades de roxo, além de laranja, verde, amarelo, azul e pink, também fizeram parte da cartela de cores das coleções.
 
BARRIGA A MOSTRA
Essa é somente para as mulheres que estiverem com o corpo em dia: barriga de fora. Pode-se deixá-la toda à mostra ou, então, revelar apenas a faixa um pouco acima da cintura, em recorte sensual, porém mais elegante. A marca Água de Coco trouxe a tendência para o pós-praia em blusa e saia longa. Também aderiram Neon, Colcci, Alexandre Herchcovitch e Amapô.
 
TRANSPARÊNCIAS
Há algum tempo as transparências ganham destaque nas coleções de grandes grifes, seja em temporadas de frio ou calor. Nas ruas, as mulheres também aderiram à moda, que promete permanecer em alta no próximo verão. Trouxeram a tendência para a passarela as marcas Fernanda Yamamoto, Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Triton, Juliana Jabour e Osklen.
 
Fernanda Lima de conjuntinho para a Forum. Foto: Ricardo Trida
TIE-DYE
Triton e Amapô apostaram em versões glamorosas da já conhecida técnica de descolorir tecidos. O tie-dye, que em inglês significa ‘amarrar e tingir’, vem do Oriente e se difundiu na moda, principalmente na década de 1970, com os hippies. A tendência agora volta a ficar em alta na próxima primavera-verão, em conjuntos, saias, blusas e vestidos coloridos.
 
CONJUNTOS
O look combinadinho vai continuar em alta no próximo verão. Praticamente todos os desfil


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados