1° de Abril

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

O Dia da Mentira, 1° de Abril, também é conhecido como o dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Há diferentes explicações para esse dia ser considerado o Dia da Mentira. 

 
O mais aceito e famoso é a do rei da França, Carlos IX. A festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Como naquela época as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, a mudança de data demorou a ser adotada por todos. 
 
Mas a mudança não agradou a todos e algumas pessoas mais tradicionais e menos flexíveis continuaram a fazer a comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, que passaram a fazer brincadeiras com os inflexíveis, enviando presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. As brincadeiras causavam dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como Dia da Mentira. Até os dias atuais a data ainda é marcada por brincadeiras e pegadinhas. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados