Das passarelas para o dia a dia

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Renata Falcão

Mistura de materiais marcou desfiles da marca Carolina Herrera
As semanas de moda que acontecem nas principais capitais do mundo são responsáveis por ditar as tendências da estação, mas muitas vezes não conseguimos visualizar exatamente o que dessa miscelânea de modelos e cores podemos utilizar em nosso dia-a-dia.  Aproveitando os últimos desfiles de outono/inverno ocorridos na Semana de Moda de Nova York, mostraremos como as ideias das passarelas podem ser incorporadas ao guarda-roupa brasileiro.
 
MATERIAIS
O inverno pede tecidos mais pesados e quentes, como couro, lã, brim e pele (falsa). No entanto, considerando que o nosso frio é mais ameno do que em terras do Hemisfério Norte, outros materiais não típicos da estação podem ser utilizados nas roupas de maneira harmônica e igualmente elegante. Em muitos desfiles percebemos peças que misturam mais de um tecido, como cetim, seda, chiffon, viscose e algodão. 
Dica de estilo - Misturar texturas, ainda que na mesma cor, deixa o look bem mais interessante. Por isso, não abandone aquela camisa mais fina tão usada no verão. Integre-a em suas escolhas de inverno e aumente suas opções de combinações. 
 
CINTURA
Usar roupas com mais tecido e que não se ajustam tanto ao corpo não significa ficar menos feminina. Marcar a cintura com um cinto valoriza a silhueta da mulher e cria curvas. Mesmo sobre roupas mais grossas, como suéteres e casacos, a cintura marcada se mostrou presente em quase todas as marcas, desde o brasileiro Alexandre Herchcovitch – que normalmente apresenta formas mais retas – até a ultrafeminina Carolina Herrera.
Dica de estilo - Para manter uma silhueta alongada, escolha um cinto de cor igual ou próxima à da roupa. Cores contrastantes podem diminuir visualmente sua altura.
 
Minissaia com botas de cano longo: sugestão da grife Rebecca Monkoff para invernos mais amenos
PROPORÇÕES
Exatamente por não vivenciarmos invernos tão intensos, a possibilidade de usar curtos e longos fica ainda mais atraente. Uma blusa com comprimento maior, usada com minissaia e botas de cano longo, fica extremamente interessante. Da mesma maneira, uma saia longa com casaquinho mais curto são ótimas escolhas.
Dica de estilo - Manter proporção de dois terços entre duas peças de roupa fica muito mais interessante visualmente do que ter duas peças em proporções iguais. Portanto, se a parte de cima for mais longa, opte por uma peça menor na metade inferior do corpo e vice-versa.
 
ESTAMPAS
Uma tendência que foi muito forte no verão continua nas estações mais frias. Misturar estampas nas composições transmite mais dinamismo e casualidade. A maior diferença fica na escolha das cores. Tons mais sóbrios e opacos combinam com a elegância das cores do outono e inverno.
Dica de estilo - Para não errar na combinação, procure escolher estampas que tenham duas ou mais cores iguais. Desta forma, o contraste entre elas não será tão expressivo e esse compartilhamento de tons gerará harmonia e equilíbrio.
 
* Renata Falcão é consultora de Imagem e Estilo, integrante da Aici (Association of Image Consultants International) e escreve artigos sobre estilo e comportamento no blog www.coisasdanata.com.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados