Show no vídeo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Apresentadora e atriz Ana Furtado  Foto: Vera Jordan

Todos estavam na expectativa da chegada de Ana Furtado à sala de imprensa do Projac, onde ficam os estúdios de gravação da Rede Globo. Os fotógrafos da emissora mantinham-se à espera para conseguir alguns cliques exclusivos. A apresentadora global, que naquele domingo havia se despedido do programa Estrelas – onde substituiu Angélica durante a licença-maternidade da loura –, desempenhou tão bem o papel de entrevistadora de grandes artistas que passou a brilhar tanto quanto eles. Deu show à parte, assim como já está acostumada a fazer diante das câmeras do Vídeo Show.  Enfim, ela aparece: cabelos perfeitamente escovados, com um leve ondulado nas pontas. Bastou mudar a cor dos fios para o estilo tornar-se o mais procurado entre os funcionários da empresa de comunicação. Com celular a tiracolo, só largou o aparelho na hora de posar para as fotos. A cada flash, os profissionais elogiavam a beleza de Ana, que sorria bem-humorada e conversava com todos.  

 
Chega a vez da equipe da Dia-a-Dia receber atenção da apresentadora.  Ana troca de roupa. É ela quem decide como quer se vestir. Escolhe uma produção lilás, tom sobre tom. Com facilidade, faz poses e rapidamente temos a imagem da capa desta edição em mãos. De perto, é possível observar que Ana tem apreço pela aparência. Os cabelos claros, na altura dos ombros, são realmente bonitos e brilhantes. O rosto delicado é impecável, sem manchas nem rugas. As unhas, vermelhas e tão bem feitas quanto a maquiagem. E o corpo esguio denota o cuidado com a alimentação. Mesmo após a gravidez da filha, Isabella, hoje com 5 anos, Ana mantém a silhueta longilínea que tinha na época em que trabalhou como modelo. Antes de iniciar a entrevista, faz alguns alongamentos. “A calça veio da lavanderia e está meio apertada. Quero ficar confortável para falar com você”, explica. Acomoda-se, então, no sofá e começamos a conversa.
 
‘A TV É ONDE QUERO ESTAR’
Multifacetada, como se autodenomina, Ana Furtado chegou ao sexto semestre de Direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica), fez curso de Artes Plásticas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e hoje é jornalista e atriz. A rotina profissional divide-se entre a apresentação do programa Vídeo Show, onde trabalha há mais de dez anos, e pontas esporádicas em novelas e seriados da emissora. A mais recente foi a participação especial em episódio da segunda temporada de Louco Por Elas, no papel de uma ex-namorada do protagonista Leo (interpretado pelo eterno galã Eduardo Moscovis) que se tornara uma linda e amargurada bruxa de franjinha após levar o fora. “A TV é onde quero estar.” 
 
Sua atuação cênica foi elogiada. Mas Ana diz que continua a sentir-se mais confortável como apresentadora, ofício que lhe permite abrir mão do esforço de dar vida a outra personalidade. “Apresentando e entrevistando, me sinto muito à vontade, porque posso ser eu, não me escondo atrás de uma máscara. É tão bom a gente poder ser a gente sempre, não ter de se esconder, pensar em como o outro pensa ou em como agiria.”
Antes de brilhar na televisão, Ana teve oportunidade de seguir carreira conceituada como modelo no Exterior, mas diz que não se sentia realizada. Tempos depois, foi convidada para dançar na abertura da novela das 21h Explode Coração, em 1995. Foi o primeiro contato com a Rede Globo.
 
VÍDEO SHOW
Para Ana Furtado, apresentar o Vídeo Show é algo especial, pois desde a infância o programa é um de seus favoritos. “Sempre assisti e, de vez em quando, até me via no programa. Quando entrei na Globo, uma das coisas que eu mais queria era dar entrevista para o Vídeo Show.”
Ela logo chamou atenção da direção e foi convidada para apresentar o Ponto a Ponto, em 1996. “Sabia que era muita responsabilidade, mas vi com uma despretensão tão grande que não tive medo de encarar. Fiz meu melhor e o programa foi um sucesso.” 
Depois disso, assumir a apresentação do Vídeo Show foi algo natural. Onde entra o desafio? Quando Ana tem de encarar uma entrevista frente a frente com algum ídolo. “Pode ser desconcertante, tenso, mas ao mesmo tempo muito prazeroso.” A passagem mais marcante foi quando entrevistou Roberto Carlos. “Na primeira vez em que estive com ele, pensei: ‘caramba, estou diante do rei’. E só tinha cinco minutos para falar com ele. Foi, seguramente, a entrevista mais emocionante que já fiz.”
Comunicativa e espontânea, Ana lembra que, além de jornalista e atriz, tem potencial para outras atividades, como jogar tênis de mesa e bater uma bolinha. “Já joguei futebol e usei isso quando entrevistei o Emerson Sheik, jogador do Corinthians. Fiz embaixadinhas, chutei a gol. Também fui campeã de ioiô, já participei de campeonato de pingue-pongue e até ganhei do Chris Martin, vocalista do Coldplay.”
 
Apresentadores Ana Furtado e André Marques Foto: Globo/Divulgação
Parceiros desde 2001, ela se derrete para falar do amigo André Marques, com quem divide espaço na telinha. “Sou muito fã do André. Ele tem linguagem direta e fácil com a câmera e é muito carismático. Para mim, é um dos maiores comunicadores que existem na televisão e é um privilégio tê-lo do meu lado.”
A apresentadora acredita que o segredo para o programa estar há 30 anos no ar reside no fato de ser respaldado por uma emissora que tem bom repertório de telenovelas. Os telespectadores são fiéis, “estrelados”, e chegaram a reclamar quando mudou de horário. “Teve até abaixo-assinado. O próprio Tony Ramos veio pedir para voltar a ser no horário normal, porque o Vídeo Show havia se transformado em um grande companheiro do brasileiro na hora do almoço.” Depois de muitas cartas e pedidos, a emissora permitiu que o programa voltasse a ser exibido no horário tradicional.
Recentemente, Ana também teve oportunidade de estar &ag


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados