Delícias de Páscoa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Trufa de Coelho do Restaurante Brie Resto Foto:Divulgação

Família reunida, mesa posta, aroma de bacalhau saindo do forno e ovos de chocolate devidamente escondidos pela casa. Mesmo com tudo isso, a Páscoa não seria completa sem as guloseimas da época. Nada melhor do que apostar em chocolates e delícias em formato de coelho para lembrar a data de forma lúdica e saborosa. Confira a seguir algumas receitas que prometem agradar a adultos e crianças tornando a Semana Santa ainda mais doce.

 
TRUFAS DE COELHO 
(Chef Eliane Carvalho – Restaurante Brie Resto)
 
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Ingredientes: 300 g de chocolate ao leite; 120 g de creme de leite; 20 g de uísque, conhaque ou rum; 4 bolas de sorvete de pistache; 1 xícara (chá) de folhas de hortelã fresca fatiadinhas; chocolate em pó para polvilhar. 
Ingredientes do tuille: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó; 125 g de açúcar; 4 claras; 200 g de manteiga.
Modo de preparo do tuille de chocolate: Misture a farinha de trigo peneirada com o chocolate, adicione o açúcar, as claras e por último a manteiga amolecida. Deixe a massa descansar por duas horas e faça as orelhas em um silpat ou em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado. 
Modo de preparo da trufa: Derreta o chocolate picado com o creme de leite, misture bem, cubra com filme e deixe esfriar. Adicione o álcool e misture novamente. Reserve na geladeira por duas horas e depois faça os coelhinhos. Polvilhe com chocolate em pó. Coloque uma bola de sorvete no centro do prato. Sobre ela, uma porção de hortelã picada e o coelhinho. Contorne o sorvete com um pouco de calda de chocolate ou caramelo. Observação: faça os olhinhos com a ponta de uma agulha depois que tiver polvilhado o coelho.
 
BOLO DE PÁSCOA 
(Chef Ana Tomazoni)
 
Rendimento: 1 bolo
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes da massa: 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (60 g); 1 e 1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju ou do Brasil triturada (200 g); 1/2 xícara (chá) de açúcar (80 g); 6 claras; 1 pitada de sal.
Ingredientes do recheio: 500 g de cobertura de chocolate blend ou meio amargo picada; 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (200 ml); 1 colher (sopa) de licor de cacau ou conhaque (15 ml).
Materiais necessários: molde para ovos de 1 kg; 2 assadeiras retangulares (21 cm x 30cm)
Modo de preparo da massa: Preaqueça o forno a 180°C por cerca de dez minutos. Enquanto isso, misture a farinha de trigo e a castanha-de-caju e reserve. Bata as claras com o sal e o açúcar em ponto de neve firme. Desligue a batedeira e, com a ajuda de uma espátula, misture delicadamente a clara em neve com a farinha e a castanha. Divida a massa em duas assadeiras retangulares, forradas com papel-manteiga untado, e leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que as bordas e o centro estejam levemente dourados. Para esfriar, retire o papel-manteiga e reserve. A massa deve ficar fina e maleável, como massa de rocambole.
Modo de preparo do recheio: Derreta o chocolate com o creme de leite no micro-ondas (em potência média, por cerca de três minutos e meio, mexendo na metade do tempo) ou em banho-maria. Após o derretimento, misture bem e acrescente o licor ou conhaque. Separe 1 xícara de chá (200 ml) para a cobertura. Leve o restante à geladeira por 15 minutos. Se preferir, substitua o creme de leite fresco por igual quantidade de creme de leite UHT ou por 300 ml de creme de leite em lata. Dica: melhor cortar com faca aquecida.
Montagem: Depois de frio, remonte o bolo dentro da fôrma de ovo de 1 kg em camadas alternadas com o recheio. Com 100 g de chocolate branco derretido e temperado, molde coelhinhos maciços e finalize a borda do bolo.

Bolo de Páscoa da chef Ana Tomazoni Foto: Marina Brandão
TRUFAS COM PIMENTA
(Livro Pimentas Com Suas Receitas, de Nelusko Linguato) 
 
Rendimento: 20 unidades
Tempo de preparo: 1 hora 
Ingredientes: 1 e 1/2 tablete de chocolate ao leite picado (300 g); 1/2 lata de creme de leite sem soro; 1 colher (sopa) de essência de baunilha; 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes, picadas em pedaços pequenos; 1 e 1/2 tablete de chocolate meio amargo picado (300 g); 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.
Modo de preparo: Em uma tigela de vidro de bordas altas, coloque o chocolate ao leite e o creme de leite e leve ao banho-maria. Antes que a água comece a ferver, desligue o fogo e mexa até formar uma mistura homogênea. Retire a tigela do banho-maria e adicione a baunilha e as pimentas dedo-de-moça em pedaços. Espere esfriar e cubra com filme plástico, levando à geladeira por oito horas. Depois, retire a massa da geladeira, faça bolinhas com o auxílio de uma colher de chá e reserve. Despeje o chocolate meio amargo em uma tigela de bordas altas e leve ao banho-maria. Desligue o fogo antes que a água comece a ferver e vá mexendo o chocolate até derretê-lo por completo. Retire a tigela do banho-maria e despeje a massa de chocolate sobre uma pedra lisa. Com uma espátula, vá mexendo até que o chocolate esfrie o suficiente para não queimar os lábios. Volte essa massa de chocolate para a tigela e mergulhe cada bolinha reservada. Para retirá-las, use um garfo e deixe-as secar sobre papel-alumínio. Para uma secagem mais rápida, leve à geladeira por cinco minutos. Em seguida, polvilhe com o chocolate em pó peneirado e coloque em forminhas de papel.
 
CUPCAKE DE PINHÃO E ABOBRINHA COM COOKIES
(Chefs Eliana Lenz e Adélia Prudente – LenzGourmet)  
 
Rendimento: 20 bolinhos
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 e 1/4 de xícara (chá) de a&


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados