Evite o inchaço no Carnaval

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Salsão, cenoura e beterraba com folhas os são ingredientes principais de suco que ajuda a combater o inchaço nos dias quentes. Foto: Shutterstock

Nesses dias quentes, a gente sempre se sente inchada. Quando o organismo não consegue eliminar o excesso de líquido através da urina, o inchaço aparece principalmente no abdômen, pés, tornozelos, mamas, mãos e coxas. Além do desconforto, podem aparecer sintomas como dor de cabeça, aumento da pressão arterial e dores no peito.

As mulheres são as que mais sofrem com o inchaço, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, em virtude das alterações hormonais. Quando não existe nenhuma causa orgânica, o inchaço diminui assim que a fase termina. Porém, alguns problemas de saúde - como insuficiências renal e cardíaca, pressão alta, disfunções  hormonais, circulatórias e má funcionamento da glândula tireoide - também causam retenção de líquidos e devem ser monitorados por um médico.
Mas os principais responsáveis pelo inchaço continuam sendo o excesso de peso, a falta de atividade física e a alimentação desequilibrada, sendo possível minimizar esses desconfortos tomando as seguintes medidas:
 
Mantenha o intestino funcionando adequadamente – A constipação intestinal aumenta a retenção de toxinas, de líquidos e, consequentemente, aumenta o peso. Não abra mão de verduras, legumes e grãos integrais, pois a fibra presente nesses alimentos auxilia no bom funcionamento intestinal. E não se esqueça de tomar bastante água. Sem ela as fibras acabam fazendo o efeito inverso.
Invista em frutas com poder diurético – Abacaxi, melão, limão, melancia, acerola e kiwi, além de saudáveis, ajudam a manter o organismo hidratado. O melhor é consumi-los crus ou na forma de suco. Assim todas as propriedades nutricionais são mantidas.
Beba bastante água - Ao contrário do que se pensa, ingerir bastante líquido não aumenta o inchaço, e sim diminui. A água ajuda o rim a trabalhar melhor, eliminando as toxinas do organismo. Basicamente, este órgão se beneficia da ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido. Quando se bebe pouca água, o hormônio antidiurético é acionado e o corpo retém mais líquido para se hidratar.
Chás frios são implacáveis para diminuir o calor e hidratar – Alguns têm propriedades diuréticas, como os chás verde, branco, de hibisco e de hortelã. Não vale colocar açúcar!
Controle o sal – O excesso de sódio na alimentação ajuda o corpo a reter mais líquido, prejudicando a pressão e o bom funcionamento dos órgãos. Uma boa alternativa para adicionar nas saladas é o sal light, que contém potássio no lugar do sódio. Esse mineral ajuda a melhorar a pressão arterial.
Movimente-se – O exercício físico ajuda a controlar o peso e melhorar a circulação sanguínea, itens fundamentais para que o organismo trabalhe adequadamente.
 
E como estamos iniciando um novo ciclo, vai uma receitinha para começar o ano dando ajuda extra ao organismo:
Ingredientes - 1 cenoura; 1 talo de salsão; 1 maçã, 1/2 beterraba com as folhas; 1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo; 1/2 punhado de salsinha. Modo de preparo - Higienize adequadamente cada ingrediente. Pique a cenoura e o talo de salsão em pedaços e corte a maçã e a beterraba em gomos finos. Coloque os ingredientes na centrífuga, iniciando com a cenoura e terminando com o salsão. Se quiser, acrescente pedras de gelo. Não adoce e beba na hora.
 
* Dra. Alessandra Paula Nunes é nutricionista especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição, mestre em Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina e proprietária da Clínica Bem Nutrir, em Santo André.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados