Suplementos esportivos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dra. Karina Ruiz

Antes de consumir suplementos de academia, é importante conhecer as funções e contraindicações de cada substância. Foto: Shutterstock.
Com a chegada das altas temperaturas, é comum pessoas procurarem a academia para ficar magras, o que melhora muito a autoestima. Nesse contexto, cresce também a procura por suplementos que possam favorecer o alcance do corpo ideal. Creio que eles são importantes, mas recomendo que se conheça detalhadamente a função de cada um. Há  substâncias que ajudam a ganhar massa muscular; fornecem energia para facilitar a malhação; aceleram a queima de gordura, entre outras ações. Veja a seguir alguns dos suplementos mais utilizados nas academias.
 
- Anabolizantes baseados em aminoácidos
Caseína - Proteína extraída do leite. A ingestão aguda após exercícios de resistência (musculação) resulta em aumento da hipertrofia (anabolismo) do músculo, com resultados interessantes para aqueles que querem ter aumento de massa muscular.
 
Whey protein - Também extraído do leite, contém uma série de aminoácidos nobres pela sua capacidade de produzir proteínas no interior dos músculos. Segundo vários estudos, promove aumento de massa muscular e é capaz de reduzir a gordura corporal. Um grupo de pesquisadores determinou que o whey protein isolado (WPI), consumido imediatamente após o treino supervisionado com exercícios de força em homens jovens e idosos, aumenta o anabolismo muscular. Segundo os resultados, em idosos a suplementação de whey protein melhora as formas após 12 semanas de treino.
 
Leucina - Atua como nutriente para a produção de proteínas. Segundo resultados de um estudo, a suplementação de leucina durante cinco semanas de treino de velocidade e resistência a uma ingestão diária de 1,26 g/kg/dia de proteína, previne a diminuição dos níveis sanguíneos de leucina em atletas supertreinados, algo bem importante, uma vez que neste tipo de atletas a redução dos níveis de proteínas e aminoácidos prejudica o rendimento e o crescimento muscular.
 
- Substâncias que aumentam a energia
Os triglicérides de cadeia média, ou TCM, são moléculas formadas por três ácidos graxos saturados (tipo de gordura). A ingestão antes do exercício aumenta a oxidação lipídica total, ou seja, contribui para termos mais energia na hora de malhar. Dessa maneira, no caso de exercícios prolongados, o praticante sente-se menos cansado e mais apto a continuar se exercitando. O óleo de coco é uma fonte rica em TCM.
Outra substância bastante consumida para aumentar os níveis de energia é a conzima Q10, componente crucial para o trabalho das mitocôndrias. Se não tivermos coenzima Q10 suficiente no organismo, a energia não é produzida e nos cansamos rapidamente. Portanto, o mecanismo de ação da coenzima Q10 e dos TCM é diferente e os dois são interessantes juntos.
 
- Substâncias que auxiliam na queima de gordura
O selênio é um mineral que pode aumentar os metabolismos tireoidiano e basal, favorecendo o consumo de energia pelo organismo. Algas ricas em iodo e selênio - como fucus, Ascophylum e kelp - também têm essa função. Vários fitoterápicos vêm sendo utilizados para auxiliar tratamentos de redução de peso. Entre eles, destacam-se o coleus, a irvingia (Irvingia gabonensis), a cissus (Cissus quandrangularis), a gimena (Gymnema silvestre), a Garcinia (cambogia), entre outros. O Citrus aurantium, ou laranja amarga, é um conhecido termogênico capaz de acelerar a queima de gordura. É preciso cautela, no entanto. Especialmente em pacientes com doenças cardiovasculares, pois este fitoterápico pode elevar a pressão arterial.
A capsaicina e os capsaicinoides, substâncias encontradas na pimenta, também são termogênicos e podem auxiliar na redução do peso. Mas é preciso cuidado também com cardiopatas. O guaraná e o café, ricos em cafeína, exercem os mesmos efeitos e, portanto, podem ser utilizados para esse fim.
 
 
* Karina Ruiz é farmacêutica especialista em nutracêuticos e nutricosméticos e integrante da SBC (Sociedade Brasileira de Cosmetologia)
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados