Bronzeamento saudável

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Com a proximidade do verão a preocupação dos médicos aumenta quanto aos cuidados com o sol. Nessa temporada as pessoas, principalmente as mulheres, ficam mais expostas ao sol e desejam um bronzeamento. “O excesso de sol pode trazer prejuízos à saúde da pele, mas com medidas simples, muitas vezes, torna-se possível conseguir uma bela cor sem colocar a pele em risco”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Pensando nos cuidados necessários na hora de se expor ao sol e pegar aquele bronzeado o especialista passou dicas essenciais.
 
1-utilização do filtro solar – aplicar o creme 30 minutos antes de se expor ao sol e replicá-lo conforme a transpiração e após entrar na água. Fique atento às regiões do corpo normalmente esquecidas como as orelhas, os lábios, dorso dos pés e das mãos”, confirma o médico.
 
2-bronzeie-se pouco a pouco – não tente se bronzear em um dia só, pois o bronzeamento começa a aparecer de 48 a 72 horas após o primeiro dia de exposição. “Este é o período necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células”, explica o dermatologista.
 
3-aceite seu tom de pele – dependendo do tom de pele, você pode passar muitos dias tomando sol que não ficará com a pele dourada e bronzeada, no máximo e com muito cuidado vai ficar mais morena que o seu normal.
 
4-esfoliação e alimentação – ambas podem ajudar a garantir um bronzeado, aplique de leve um esfoliante pelo corpo, ele retira as células mortas e ajuda ter um bronzeado uniforme e dourado.ingerir alimentos ricos em betacaroteno, substancia que ajuda ativar a melanina, célula responsável pela pigmentação da pele, ajudar acelerar o bronzeamento e por ser também um antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento da própria. .  “Nessa lista entram cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e o brócolis”, comenta Fernando. 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados