Vacinas e Viagens

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 O final do ano está chegando e as viagens se tornam mais frequentes. Muitas pessoas começam a organizar suas viagens com antecedência, as que vão para fora conferem o passaporte e o visto, se necessário, mas a maioria se esquece de verificar as vacinas exigidas em determinados países. 

Muitos lugares da África e Europa determinam algumas vacinas antes que o turista entre em seus territórios. Segundo a infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Raquel Muarrek Garcia, uma das partes principais do planejamento de viagens é se informar sobre as vacinas ordenadas. “Quem não está totalmente imunizado corre grandes riscos de contrair doenças locais. Entre as principais estão febre amarela, sarampo, meningite e hepatite A”, alerta.
 
As vacinas exigidas não variam apenas conforme o local, mas também dependem do perfil do turista. Idade, sexo, gravidez, alergias e até o tempo que o viajante vai ficar no lugar e suas intenções devem ser verificadas. “Não são recomendadas as mesmas vacinas a um viajante ‘mochileiro’ e a um turista que já tem um pacote fechado, com hotel reservado, por exemplo.” comenta a infectologista.
 
Como a maioria das vacinas não tem ação imediata e podem demorar alguns dias para causarem efeito no organismo é importante que o turista verifique as vacinas exigidas com poucos meses de antecedência. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados